PESQUISE PROVAS ANTERIORES

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Recurso Prova do Banco do Brasil

Pessoal os professores da "A casa do concurseiro" colocou os possíveis recursos da prova do banco do brasil, que aconteceu no dia 13/01/2013.

São eles:

Possível recurso da seguinte questão:
Questão 56 – Prova Tipo 2
O Sistema Financeiro Nacional tem como entidades supervisoras:
(A) FEBRABAN e Superintendência Nacional de Previdência Complementar.
(B) Receita Federal do Brasil e Resseguradores.
(C) Comissão de Valores Mobiliários e Bolsas de Mercadorias e futuros.
(D) Banco Central do Brasil e Superintendência de Seguros Privados.
(E) Banco do Brasil e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.
Recurso: Anular
Motivos:
Segundo o Edital, consta:
Estrutura do Sistema Financeiro Nacional: Conselho Monetário Nacional; COPOM – Comitê de Política Monetária. Banco Central do Brasil; Comissão de Valores Mobiliários; (Noções gerais).
Considerando que a banca organizadora ao citar a Estrutura do Sistema Financeiro Nacional, utiliza “:“ (dois pontos) e logo em seguida discrimina quais são as instituições do SFN que podem ser cobradas em prova.
Considerando ainda que entre as instituições citadas, não consta a Superintendência de Seguros Privados.
Logo, a alternativa dada como solução, neste caso D (Banco Central do Brasil e superintendência de Seguros Privados), apesar de estar correta, não pode ser objeto de resposta do candidato, uma vez que a Superintendência de Seguros Privados não consta no edital.

--------------------------------------------------

Possíveis recursos das seguintes questões:
ATUALIDADES
Questões 26 e 30 - Prova tipo 2
OBS: A base para anulação das duas questões é praticamente a mesma, já que ambas devem ser anuladas por não constarem no edital.
Questão 26 - Prova tipo 2 
O sistema financeiro avalia que certos países têm características que permitem sua análise em blocos. Um deles, o BRICS, é composto por Brasil:
(A) Ruanda, Itália, Coreia do Sul e Suriname.
(B) Rússia, Índia, China e África do Sul.
(C) Reino Unido, Irlanda, Croácia e Suécia.
(D) Romênia, Indonésia, China e Suíça.
(E) Rússia, Israel, Chile e África do Sul.
Recurso: Anular

Motivos:
Segundo o edital, constam como conteúdos a serem abordados na prova de atualidades: Sistema Financeiro Nacional, Dinâmica do Mercado e Mercado Bancário.

Vejamos a definição de cada um dos tópicos:

Sistema Financeiro Nacional:
O sistema financeiro nacional, estruturado de forma a promover o desenvolvimento equilibrado do País e a servir aos interesses da coletividade, em todas as partes que o compõem. (fonte: art 192 Constituição Federal)

Dinâmica de Mercado:
Dinâmica é a parte da mecânica que estuda as relações entre as forças e os  movimentos. Psicologia social. Dinâmica de grupo, conjunto de leis do comportamento do grupo do ponto de vista dos objetivos reais e específicos desse grupo.
Mercado é Conjunto de atividades de compra e venda de determinado ativo financeiro, com fluxo expressivo e continuado de operações.
Ou também o conjunto de atividades relacionadas às operações com ativos de características semelhantes - mercado de renda variável, mercado de renda fixa pública, mercado de renda fixa privada e outro.

(fonte: Dicionário de Finanças–ENFIN – http://www.enfin.com.br/bolsa/main.php).

Mercado bancário
Com o auxílio da definição acima de mercado, concluímos que mercado bancário é o conjunto de atividades de compra e venda de ativos financeiros dentro dos bancos.

Logo, concluímos que os assuntos cobrados de acordo com o edital, restringe-se apenas ao mercado local, sistema financeiro nacional e mercado bancário.
Além disso, a questão trata-se de BRICS, que é um assunto relativo à Economia Internacional, mais especificamente sobre blocos econômicos.
Para que este assunto pudesse ser cobrado em prova, seria necessário que dentre os conteúdos programáticos do edital, contasse “noções de economia” ou algo do gênero.
Por este motivo, solicito a anulação da referida questão.




Questão  30  – Prova tipo 2 
A Presidente do Brasil afirmou, em 31 de julho de 2012, no Palácio do Planalto, após a Cúpula Extraordinária do Mercosul, que, para o bloco, tem significado histórico o ingresso:
(A) do Chile.
(B) da Colômbia.
(C) do Equador.
(D) da Venezuela.
(E) do Peru
Recurso: Anular

Motivos:
Segundo o edital, constam como conteúdos a serem abordados na prova de atualidades: Sistema financeiro nacional. Dinâmica do mercado. Mercado bancário.

Vejamos abaixo a definição de cada um dos tópicos

Sistema Financeiro Nacional: como o nome mesmo diz, restringe-se as instituições brasileiras.
Dinâmica de Mercado: Neste tópico pode ser abordados assuntos, novidades sobre o Mercado Financeiro. (subentende-se que é mercado financeiro devido à disciplina se chamar ATUALIDADES DO MERCADO FINANCEIRO)
Mercado bancário: Apenas produtos e serviços negociados nos bancos.

Como a questão refere-se à economia internacional, blocos econômicos, mais especificamente Mercosul, logo este assunto não consta no edital.
Por este motivo solicito a anulação da mesma.

-------------------------

Possível recurso da seguinte questão:
Em uma palestra de treinamento de colaboradores de um banco, o palestrante discorre sobre os fatores que influenciam
na experiência dos clientes para com os serviços prestados pelo banco. No entanto, ao longo de sua exposição, ele comete um equívoco e enumera um fator que nada tem a ver com a influência sobre a experiência dos clientes. O fator mencionado ERRONEAMENTE é:
(A) a organização do atendimento.
(B) a qualidade do local de prestação do serviço.
(C) o desempenho dos prestadores do serviço.
(D) o clima organizacional da empresa prestadora do serviço.
(E) a opinião dos outros clientes. 1 – É evidente que a motivação e o desempenho dos funcionários relacionam-se com a experiência de serviço dos clientes (Chiavenato , 2006). Segundo Berry e Parasuraman (1990), serviços são performances, na maioria das vezes executadas por pessoas. Da perspectiva do cliente, as pessoas que estão executando este serviço são a empresa, portanto, as pessoas são um fator crítico na experiência de compra co cliente. Por outro lado, Chiavenato (2006) fala que a Cultura organizacional é a atmosfera psicológica e o ambiente humano da empresa. Como seria possível afirmar que estes fatores nada têm a ver com a experiência de consumo dos clientes? Portanto, solicita-se a anulação da questão. Fontes: Berry, L; Parasuraman, A. Five imperatives for improving service quality. Sloam Management review, Virgínia, V.3, n., 4, p. 29-38, 1990. Chiavenato, I. Administraçao Geral e Pública. São Paulo: Elsevier, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário